As TIC nas Bibliotecas Públicas Portuguesas

A biblioteca deve providenciar materiais incluindo recursos de informação electrónica, que reflictam os interesses e cultura dos jovens, o que acarretará a aquisição, por exemplo, de obras de ficção popular, séries de televisão, música, revistas, banda desenhada, jogos didácticos de computador, etc., sempre dispostos em mobiliário adequado. Tal contribuirá para que os jovens sintam que a biblioteca é também deles e ajudá-los-á a ultrapassar a sensação de exclusão que é comum neste grupo etário.
In: Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais 2007, Ministério da Cultura, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, Rede Nacional das Bibliotecas Públicas (p. 8) [Disponível em: http://rcbp.dglb.pt/pt/Bibliotecas/Paginas/; último acesso 2008.05.07]

Estas características são referidas no ponto 2.2 do Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais, 2007, a propósito da secção de adultos das Bibliotecas Públicas; o documento refere ainda a exigência duma sala de informática no ponto 3.4 (p. 13).

Porém, é no ponto 6 que se explanam os requisitos em termos de TIC para as BP, referindo a sua importância (pp. 15-16). Em anexo, detalham-se o equipamento informático mínimo requerido para cada uma das tipologias.

Total de Computadores por Tipo de Biblioteca Pública
BM1 28
(18 públicos + 10 postos de trabalho; v. p. 21)
BM2 40
(22 públicos + 18 postos de trabalho; v. p. 22)
BM3 57
(31 públicos + 26 postos de trabalho; v. p. 23)
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License